Valeu a pena esperar

Eglê e Salim

Com o A Antropóloga, Zeca Nunes Pires garante um lugar de destaque, não só no cinema feito em Santa Catarina, como entre os melhores realizadores brasileiros.
Tudo em seu filme funciona; embora o cinema seja uma arte de equipe, não hesitamos em afirmar que temos aqui um filme autoral, pois em tudo está presente a visão de mundo do Diretor.
Exemplificamos com dois detalhes: os pés do rapaz e da rapariga se acariciando sob a mesa, sugestão sensual que tem mais força do que se fosse explicitada, e o telefone público quebrando o aparente isolamento da comunidade pesqueira. Estamos diante de um filme de suspense, cujo ritmo, reforçado pelo som, música e fotografia altamente expressivos, mantém o espectador preso à tela.
O desenrolar vai num crescendo, na medida em que a cartesiana antropóloga se deixa envolver pelo clima fantástico da freguesia.
Os atores, tanto os profissionais quanto a gente do lugar, são convincentes. Numa homenagem a Hitchcock, Zeca aparece de raspão logo no início do filme. Todo trabalho artístico oferece diferentes níveis de leitura e este não foge à regra, com suas cenas finais injeta uma ironia na narrativa (exemplo os turistas conduzidos pelo rapaz que sonhava ser o Grande Bruxo), levando o espectador a repensar tudo a que assistiu até aquele momento.
Zeca lutou e se angustiou durante quase oito anos, devido à incompreensão de nossos administradores, e não nos furtamos a dizer o que outros já disseram: Valeu a pena esperar.
Eglê Malheiros e Salim Miguel

Sobre antropologaofilme

MUNDO IMAGINÁRIO Produções Cinematográficas Apresenta A ANTROPÓLOGA de Zeca Nunes Pires Em breve nos cinemas Distribuição IMAGEM FILMES
Esse post foi publicado em Cinema e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s